“Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar.” Publilius Syrius





 
 
Acredite, a falta de autoconhecimento faz você achar que sabe, gosta, ama ou prefere coisas que no fundo você NUNCA quis, não gosta, não acredita e nem sabe o quanto não sabe...

Ser um "ilustre desconhecido" de si mesmo só ajuda a diminuir a qualidade da relação que você tem com sua essência; faz você enxergar com limitação; defender verdades que no fundo são mentiras e com o tempo, isso só te leva a cometer mais erros e ser menos feliz.


95% dos nossos impulsos emocionais estão acontecendo no mundo secreto do inconsciente, o que CONTROLA quase tudo o que fazemos, sentimos, pensamos, ou COMO nos relacionamos também. Dá para acreditar??? Somos praticamente CEGOS de olhos abertos...  Aliás, quando Jesus disse: "Pai, perdoe porque eles NÃO sabem o que fazem", Ele SABIA do quanto não sabíamos sobre nós mesmos e era sobre isso que ele falava t a m b é m .


Ainda sobre AMOR e autoconhecimento perguntaram "Senhor, de todos os mandamentos, QUAL deles tu consideras o mais importante?"; lembra qual foi a resposta?; "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo."... Veja, como vamos amar o próximo SEM amar a si mesmo? Como dar algo que não possui? E como amar a SI mesmo SEM se conhecer de verdade? Se você NÃO se amar, não vai amar o próximo, muito menos a Deus que supostamente ficaria ainda mais "longe"... Ficamos SEM saber exatamente quem Ele é, onde está ou o que Ele quer da gente. Na verdade, ficamos mais perdidos que cego em tiroteio... (literalmente).


A falta de autoconhecimento é terrível e está diretamente ligada a todas as áreas das nossas vidas. Mas talvêz o preço mais alto que se pague por não ter uma boa relação consigo mesmo é que com o tempo, as pessoas tendem a se tornarem amargas, julgadoras e infelizes...


Por acaso você conhece alguém muito difícil, crítico ou julgador? Duvido que não. Então saiba que essas pessoas não são assim porque elas querem. Elas são assim porque não conseguem siquer ser boas com elas mesmas. A maneira como elas tratam os outros, é na verdade o reflexo de como se SENTEM em relação a si mesmos. Essas críticas, só refletem as suas próprias inseguranças. O que eu quero dizer com isso é que é impossível aceitar as falhas dos outros se não aceitarmos a nós mesmos primeiro. Quanto MENOS se gosta de ser quem é, MAIS defeitos se procura nos outros; é como se elas dissessem a si mesmos: "Viu como o "fulano" é pior do que eu?"... rs Claro que NÃO se têm consciência disso, mas não é por isso que o estrago não acontece. (Costumo "brincar" dizendo que fica FÁCIL gostar de quem JÁ se gosta... são naturalmente doces e não amargas... rs)


E o que geralmente se faz para TENTAR melhorar isso? Bem pouco ou quase nada posso lhes garantir. Não se consegue TROCAR o julgar pelo ajudar assim de uma hora para outra. Corre-se LONGE atrás de "coisas" que apenas alimenta nossos VÍCIOS e não a nossa alma. Alguns compram compulsivamente; outros bebem demais; tem aqueles ainda que gastam muito tempo no Facebook (preciso parar de brincar disso... rs) e assim cada um vai se virando como pode, mas no fundo o "buraco" continua ali.


Mesmo o autoconhecimento sendo uma lei básica da vida e ter sido ensinada por dezenas de mestres, nos milhares de anos na história do mundo, a maioria das pessoas ainda vivem uma vida inteira, sem chegar perto dessa verdade. Mas apesar disso, como se trata de uma verdadeira VERDADEIRA o autoconhecimento foi, é e continuará sendo um jeito diferente, inteligente e ABENÇOADO de fazer a vida FLUIR com MAIS leveza e MENOS sofrimento. (Muitos caminhos te levam a ele, o "conhecimento" é um deles).


Amadurecer emocional e espiritualmente significa aprender que o primeiro lugar onde se deveria buscar respostas é dentro de SI mesmo. Mas infelizmente é o último lugar onde a maioria procura (por várias razões), mas principalmente porque todos os nossos sentidos se abrem para fora: Visão, audição, tato, olfato, paladar...


Isso significa que estamos procurando TUDO o tempo todo, menos a nós mesmos. Vemos os outros e vemos COMO os outros estão nos vendo. Mas não NOS vemos como deveríamos. Aliás você sabe qual o único sentido que coloca você em contato com sua essência? (...)


Olhar pra "DENTRO" e não para "FORA" definitivamente é o trabalho MAIS difícil mas é também o mais IMPORTANTE e LIBERTADOR. Tão libertador que quem disse: "O Reino de Deus está DENTRO de vóz"; sabia do que estava falando... rs


Abençoado aquele que entende isso e consegue dar a devida importância ao que REALMENTE importa. Os benefícios alcançados não são imediatos porque se trata de uma busca pura, profunda e verdadeira, mas valem muito a pena!!!


E você, como anda a sua relação com sua essência? Eu muitas vezes não dou conta de cuidar da minha, mas tento, tento com todas as forças da minha alma... rs Pergunto porque sei que querer SER feliz sem encontrar a si mesmo, ou sem se tratar bem, é estar na contra mão da vida. "CUIDE-SE para preservar o melhor que existe em você: O AMOR!".


Mas uma coisa é certa também: Ninguém chega até o "Reino de Deus" SEM lidar com as próprias SOMBRAS. ;-)



COM AMOR IMENSO EU!!!



Rose C. Grams


















Postagens mais visitadas deste blog

NÃO SE DIMINUA PARA CABER NO MUNDO DE ALGUÉM

Despedida

Quando ela Goza.